o_1a0nvoke21h1qrii29op3a90l44

Como é feita uma caricatura?

Caricatura é quando transformamos você num desenho animado”. Essa é uma maneira bem interessante de explicar o que é uma caricatura. Reconhecemos uma pessoa olhando para um retrato, mas numa caricatura, reconhecer é algo que vai além. Imagine que uma pessoa poderá ser reconhecida por algum tipo especial de ser ou algum hábito. Como numa logomarca, podemos dar ênfase a algo assim.

Independentemente a caricatura deve ser reconhecida. Mas é aí que entra o zebedeitor da paratininga!

Pois é, artista é artista e cada um enxerga a sua maneira. Podemos admitir que as vezes, devido a arte não mecânica e única de cada artista, o resultado de alguns trabalhos não ficam lá muito parecidos mas se assemelham a pessoa. O resultado porém, talvez pelo fato do artista querer tanto que se pareça com a pessoa, não é muito satisfatório porém,  acaba se tornando uma bela pintura digital merecendo colocar numa moldura. Isso já aconteceu comigo. Desenhei uma caricatura que não pareceu nadinha mas o cliente adorou e mandou fazer um quadro e pendurar na sala!

Por isso que eu digo. Libertem-se e mão na massa.

Caricaturas mais estilizadas podem depender de coisas como características muito distintas, representadas por elementos mais abstratos ao invés de detalhes faciais precisamente desenhados. Uma caricatura também pode utilizar coisas como roupas de marca, penteados ou outros aspectos bem conhecidos e únicos de um assunto.

1. Então,  para que essa caricatura faça sucesso a duas coisas importantes devemos levar em consideração é a PROPORÇÃO E A SEMELHANÇA com a pessoa a ser caricaturizada.

2. O caricaturista deve analisar os pontos a serem exagerados. Não é só uma questão de tamanho, mas de proporções. Características peculiares devem ser exageradas com cuidado. Tenha em mente que o objetivo é tornar cômico, no entanto, devemos ter cuidado para não tornar ofensivo. Uma dica é tentar conhecer mesmo de forma superficial uma pessoa para que você saiba quando e como deverá exagerar. Lembrando que podemos Aumentar ou Reduzir. Tudo uma questão de proporção.

3. Podemos ilustrar alguma característica, um hobby, jeito peculiar de agir, uma mania ou um tic nervoso. Algo que marque a personalidade da pessoa.

Caricatura vem de caricare (“carregar” ou “acentuar” em italiano). O termo surgiu em 1646, designando uma série de desenhos satíricos feitos por Agostino Carracci em Bolonha

 

Etiquetas:
 
Next Post
Sabrina
Caricaturas

Caricaturas da minha Neta e Minha Filha

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *